Se você tem um amigo de quatro patas, é essencial estar atento à saúde dele. Hoje, vamos explorar os 7 sinais que podem aparecer no corpo do seu cachorro e gato ou em seu comportamento, indicando que o coração dele pode não estar funcionando bem. Doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte entre cães e gatos no Brasil e no mundo, e reconhecer esses sinais precocemente pode salvar a vida do seu companheiro.

7 Sinais de Problemas Cardíacos em Cães e Problemas Cardíacos Em Gatos Gatos

Quais são os 7 sinais que você deve ficar atento e que podem indicar que seu cão ou gato tem algum problema cardíaco?

1. Cianose

Cianose é aquela coloração arroxeada ou azulada na pele ou nas mucosas. Pode ser porque está muito frio lá fora e o seu pet ficou roxo? Pode! Mas também pode estar indicando que seu pet está com um problema cardíaco ou pulmonar. Se alguma área da pele ou mucosa do seu pet estiver cianótica (arroxeada ou azulada), isso é um sinal de que essa parte do corpo não está recebendo sangue oxigenado suficiente. Pode ser insuficiência cardíaca ou problema pulmonar.

 

2. Inchaço nas Patas, Pescoço e embaixo da Pele

Esse inchaço ou edema nas patas e pescoço pode ser causado por um coração fraco ou dilatado, que faz com que se acumule líquido no corpo. Você pode sentir que a pata do seu pet fica fofa, e quando você aperta, parece que forma uma covinha: o sinal de cacifo. É mais provável que você veja esse inchaço no final do dia. Elevar as pernas do seu pet pode ajudar a reduzir o inchaço.

 

3. Barriga Inchada

O acúmulo de líquidos no abdômen pode ser outro sinal de doença cardíaca em pets. Fique atento também ao surgimento de edema nas patas. O fornecimento de sangue e oxigênio para o organismo pode ser tão reduzido que leva à perda momentânea de consciência. O pet deve receber tratamento imediato do veterinário.

 

4. Cansaço Fácil (Intolerância à Atividade Física)

Esse é um dos sinais que mais chamam a atenção dos responsáveis. Se o cão for jovem ou filhote e não quiser fazer exercícios ou desmaiar durante ou após uma atividade física, algo estranho está acontecendo. Ele deve ser levado ao veterinário para investigar o risco de doença cardíaca.

 

5. Desmaios ou Desfalecimentos

O fornecimento de sangue e oxigênio para o organismo pode ser tão reduzido que leva à perda momentânea de consciência. O pet deverá receber tratamento imediato do veterinário e problemas cardíacos deverão ser investigados. Se o seu pet desmaiar ou parecer fraco sem motivo aparente, leve-o imediatamente ao veterinário para uma avaliação completa.

 

6. Tosse Seca e/ou Dificuldade Respiratória

Muitas doenças podem provocar tosse em animais. Se a tosse for crônica e progressiva, o sinal de alerta deve ser ligado. As doenças cardíacas em pets dificultam o bombeamento sanguíneo, o transporte de oxigênio e a respiração, podendo provocar uma súbita e grave dificuldade respiratória.

 

7. Emagrecimento

Trata-se de um sintoma difícil de identificar e que pode ser confundido com outras patologias. Contudo, a perda de peso — especialmente as repentinas — devem ser investigadas pelo médico veterinário. Este é um dos sinais de doença cardíaca em cães e gatos.

Fique atento à saúde do seu companheiro. Faça check-ups periódicos e leve seu pet às consultas veterinárias de rotina. Se houver suspeita de um problema cardíaco, consulte um cardiologista veterinário. Este profissional poderá solicitar os exames necessários, realizar o diagnóstico e definir o melhor tratamento para o seu pet.

A saúde do seu pet é prioridade! Para mais informações e orientações de qualidade, agende uma consulta com nossos especialistas. Contamos com uma equipe altamente qualificada para cuidar do seu pet com todo amor e dedicação. Agende agora mesmo uma consulta na Zoo Médica e garanta o bem-estar do seu melhor amigo!

Não se esqueça de compartilhar essas informações — você pode salvar muitas vidas com um simples gesto. Seu apoio ajuda a difundir esse conhecimento essencial para quem não tem fácil acesso a veterinários ou clínicas.

 

✅ TIRE DÚVIDAS AGORA COM VETERINÁRIO (TELEORIENTAÇÃO): CLIQUE NO LINK

✅ RESOLVA PROBLEMAS DE SAÚDE DOS CÃES DE MODO NATURAL, EM CASA, BARATO E COM INGREDIENTES QUE TEMOS EM CASA: CLIQUE NO LINK

✅ RESOLVA PROBLEMAS DE SAÚDE DOS GATOS DE MODO NATURAL, EM CASA, BARATO E COM INGREDIENTES QUE TEMOS EM CASA: CLIQUE NO LINK